sahara

David Capibaribe é um artista brasileiro atuante na área da fotografia (fine art e comercial) e direção de fotografia. Cada imagem criada por David emana um potencial visionário caracterizado por sua sensibilidade artística. Seu estilo é reflexo das experiências vividas nos países em que fotografou, como França, Itália, Portugal, Irlanda, Marrocos e Reino Unido.
Natural de Fortaleza – Ceará -, David Capibaribe ainda cursando faculdade, começou a especializar-se em fotografia (analógica) de maneira auto-ditada. Naquele mesmo ano inscreveu um trabalho no seu primeiro concurso cultural realizado pela revista Fotografe Melhor (editora EUROPA) e tornou-se um dos vencedores, com direito a primeira fotografia publicada em uma revista de visibilidade nacional.
A partir de 2005, David iniciou a criação de trabalhos que faziam uso da percepção das formas humanas e representação de um assunto usando diferentes técnicas de iluminação, a partir de materiais caseiros como abajour, refletores de jardim, dicroicas, CD, espelhos e elementos naturais como o fogo.
Essa essência de imprimir a realidade com um olhar ímpar rendeu, em 2006, um contrato com o Correio do Ceará para criar imagens bem elaboradas que ilustrasse capa e matérias das 3 edições especiais comemorativas do jornal. O mesmo olhar atento, durante a cobertura das manifestações de 2013, lhe premiou com a fotografia de capa da matéria da revista americana Brooklyn Rail, de New York.
No ano de 2009 David Capibaribe realizou sua primeira exposição solo intitulada Portraits, no Espaço Cultural do Ministério da Fazenda (CE), contendo uma coleção de fotos que retratavam as diversas fases da vida.
Dedicou-se ao trabalho de direção de fotografia em 2013. A emissora Tv Cidade (afiliada a Record) convidou-o para produzir, fotografar e dirigir uma série que ressalta a beleza entre delicadeza e força feminina. Com picos de audiência o contrato de 2 temporadas se estendeu até 2015. Em 2016 produziu um mini-documentário intitulado “Qual o segredo de um amor Duradouro?”, essa produção, fotografada e dirigida por David Capibaribe atinge hoje mais de 23 milhões de views.
Durante os anos de 2017 e 2018, morando na Irlanda, David fez a direção de fotografia de um video institucional para o Facebook, na sede da empresa em Dublin. Durante a maior tempestade de neve dos últimos 30 anos, David realizou trabalhos que são parte de projetos pessoais dos clientes que o contrataram.
Em março de 2019 seu artigo sobre fotografia em um país mulçumano, resultado de uma viagem que teve como destino o deserto do Sahara no continente africano, foi publicada na revista FHOX.
A dedicação aos projetos autorais, faz com que atualmente as obras de David façam parte de acervos particulares, onde o artista imprime sua visão artística elevando a fotografia ao patamar de fine art. Centrado na transcendência do comum, David Capibaribe resgata o elo entre a fragilidade e o sublime.
O mais recente trabalho de David Capibaribe poderá ser visto na Grécia. O projeto Moments of Color da galeria de arte Blank Wall Gallery selecionou, entre vários fotógrafos ao redor do mundo, trabalhos que representassem o tema. A fotografia do portfólio do David foi escolhida para compor a exposição da galeria em Athenas em junho de 2019.